terça-feira, 12 de janeiro de 2010

F.C. Serpa 3 - Algés 4



Guarda Redes - Lagarto (Esteve seguro)

Lateral direito - Fernando (Esteve seguro e serviu a equipa)
Lateral esquerdo - Adolfo (Vontade e sacrifício)
Defesas centrais - Belinha (Disponibilidade) e Monteiro (Dedicação e utilidade)

Médios defensivos - Chorão (Sentido táctico) e Pinho (Esteve anárquico)
Médio ala direito - Fernando Monteiro (Desastrado na finalização)
Médio ala esquerdo - Melão (Capacidade de trabalho)

Avançados - Ricardo Mestre (Referência no ataque) e Thamata (O imprevisível da equipa)

SUPLENTES UTILIZADOS

Balico (Seguro a defender)
Tó Manel (Boa atitude competidora)
Zezinho (Dificuldade de adaptação)
Lage (Empenho)

Modelo táctico no processo defensivo - Posicionamento horizontal.
Modelo táctico no processo ofensivo - Ataque misto

Quero dedicar estas minhas primeiras palavras, à época natalícia e de final de ano e desejar a todos os adversários e amigos dos Veteranos do F.C. Serpa, um santo Natal e um Próspero Ano de 2010.
Ao contrário do que é habitual nos nossos jogos em casa, o F. C. Serpa, começou bem este jogo e cedo conseguiu chegar à vantagem de 1-0, por intermédio do jogador Tamatha, num golo de bela execução - um remate executado fora da grande área e a bola a anichar-se no ângulo superior da baliza adversária. Podia-se pensar que este tónico, poderia lançar a equipa para uma boa exibição, mas foi um puro engano. A equipa desconcentrou-se e no plano táctico foi uma autêntica anarquia.
O adversário teve a capacidade de explorar estas debilidades e ao exercer uma pressão bem conseguida sobre o portador da bola, aproveitou da melhor forma a anarquia e com isso passou o resultado para 1-1, 1-2, 1-3 e 1-4, e assim transformar a primeira parte do F.C. Serpa um autêntico pesadelo.
EXPLICAÇÃO Óbvia - O coração de uma equipa nunca está nos detalhes. Está nas grandes competências que, na táctica, estão relacionadas com os grandes princípios de acção no qual assenta a organização colectiva de cada equipa. Isso provoca graus de responsabilidade diferentes em cada jogador. Torna uns, aqueles que jogam com o chamado coração táctico nas mãos, mais importantes do que os outros que não o fazem. No seu funcionamento, obrigações, liberdades e interpretações. Uma relação que combina diferentes espaços. Desta forma, temos de entender o jogo pelas grandes competências. E este F.C. Serpa da primeira parte foi totalmente incompetente e anárquico.
A segunda parte trouxe um F.C. Serpa, mais organizado, competitivo e mais rigoroso tacticamente. Podemos classificar a segunda parte de excelente, onde efectivamente a equipa dominou, criou inúmeras oportunidades e ao mesmo tempo não permitiu que o adversário conseguisse sair em contra ataque. O resultado passou para 2-4 e 3-4, com os dois golos a serem conseguidos pelo jogador Ricardo Mestre (referência no ataque). O resultado final foi este, porque o jogador Fernando Monteiro esteve desastrado na hora da finalização. Desta forma, dizer que um gesto técnico como o remate, é fundamental a qualquer jogador, independentemente da zona do campo e missão táctica, que possa ter para o colectivo (Fernando Monteiro foi o exemplo de como na hora da finalização um gesto técnico como um remate......é importante).
Quanto ao adversário dizer, que aproveitou bem a primeira parte e tentou gerir a segunda, mas acabou o jogo em sofrimento. O resultado não foi justo, por tudo aquilo que o F.C. Serpa fez na segunda parte, mas também temos que aceitar que a história deste jogo, fica marcada pela anarquia da primeira parte e com isso pagou a factura do resultado final......3-4.

Um abraço a todos
Fernando Monteiro

0 comentários:

Enviar um comentário