quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Lançada do Montijo 2 - F. C. Serpa 3

Sistema táctico - 1-4-4-2
Modelo táctico do processo defensivo - Posicionamento Horizontal
Modelo táctico no processo ofensivo - Ataque pelas alas

O F.C.Serpa alinhou:

Guarda Redes - Lagarto - avaliação *

Lateral direito - Belinha (filho) - avaliação ***
Lateral esquerdo - Balico - avaliação **
Defesas centrais - Belinha (pai) - avaliação ***
João - avaliação ****

Médio defensivo - Fernando Monteiro - avaliação ***
Médio centro - Pinho - avaliação **
Médio ala direito - Fernando - avaliação **
Médio ala esquerdo - Quim - avaliação **

Avançados - Adolfo - avaliação ****
Parreira - avaliação ****

Suplentes utilizados

Brito - avaliação *
Ricardo Mestre - avaliação ****
Varela - avaliação ***


Vou começar por dizer, que esta primeira parte do F. C. Serpa, foi para mim a melhor de todos os jogos efectuados. O ponto de partida, para eu fazer esta afirmação, está no facto da equipa ter dado importância prioritária em ter a bola. Foi o princípio que encaixou perfeitamente na estratégia para o jogo. O bom futebol é uma questão colectiva que nasce das individualidades. Resumindo a primeira parte, a equipa teve a bola... a seguir esteve bem no passe.... no posicionamento.... na ocupação dos espaços.... na velocidade para o jogo.... na criação de situações de finalização.... não tão bem no remate.... mas conseguiu três golos antes de ir para o descanso.

O primeiro golo foi conseguido pelo jogador Belinha (pai), que num ataque rápido pelas alas colocou esse mesmo jogador em zona de finalização e ele não perdoou. Temos que considerar a assistência para esse mesmo golo de fundamental e foi o jogador Adolfo a mostrar a sua classe. O segundo golo, teve em Adolfo novamente o jogador responsável pela assistência, mas desta feita foi o jogador Ricardo Mestre a mostrar onde um avançado deve estar para finalizar. O terceiro golo, foi obtido pelo jogador Fernando Monteiro, num remate a dois tempos, pois o guarda redes adversário defendeu o primeiro remate e no ressalto o jogador do F. C. Serpa não perdoou.

A segunda parte foi completamente diferente para pior. Uma equipa de futebol é um ecossistema táctico. É fundamental manter o equilíbrio táctico-ecológico dos jogadores e nós perdemos a noção exacta desta importância. Não fomos equipa, cometemos erros de palmatória e o nosso treinador ao nível táctico, não respondeu da melhor forma, às alterações que o treinador adversário processou.

Terminamos o jogo em sofrimento, mas as grandes equipas, também têm que ter capacidade para sofrer e de se superar e foi essa capacidade que aguentou o 2-3 final. Vitória conseguida à custa de quase tudo do que produzimos na primeira parte.

Um abraço a todos

Fernando Monteiro

0 comentários:

Enviar um comentário