segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

F.C. Serpa 3 - Corroios 3

Sistema Táctico - 1-4-4-2
Modelo estratégico no processo defensivo - marcação zona e no processo ofensivo - ataque pelo meio.


Capitão de equipa - Melão

Suplentes utilizados - Monteiro, Belinha, Tó Manel, Brito, Balico e Tó zé.

O futebol é uma ciência da intuição. Jogar bem é a arte de decidir bem, a cada momento e em qualquer jogo. Uma das regras básicas é confiar na intuição. É esta qualidade que nos diferencia dos simples microprocessadores.
A equipa de Corroios entrou muito bem no jogo e foi estrategicamente o conjunto mais forte. Na primeira parte dominou o jogo a seu belo prazer e com naturalidade chegou a uma vantagem de 0-3 e por mais duas vezes poderia ter aumentado. A sua estratégia esteve assente numa transição individual de uma condução queima-linhas feita por um jogador (o lateral esquerdo). Embora individual, esta opção tinha uma intenção colectiva, porque os outros jogadores continuavam a mover-se e a dar-lhe linhas de passe. Assim esse jogador assumia a criação de superioridades numéricas em determinadas zonas do campo. O resultado no final da primeira parte era de 1-3 a favor dos visitantes e diga-se de passagem com inteira justiça.
A segunda parte, trouxe um Serpa diferente, mais racional e disposto a rectificar o que tinha estado mal na primeira parte. Os laterais avançam então quase para o meio campo, adiantando-se mais o do lado em que sai a bola. O central fica, nesse momento, mesmo obrigado a saber sair com a bola, pois fica com terreno livre à sua frente. A outra opção seria um passe longo, mas essa não foi a opção que mais resultado deu e também não é a nossa filosofia de jogo ou seja tínhamos que privilegiar o jogo apoiado. Ver uma equipa iniciar a sua transição defesa ataque a partir do seu defesa central é uma nota de qualidade técnica. Porque só começando a jogar bem desde o inicio de construção, se pode, depois, ter qualidade no seu final.
O F.C.Serpa mandou na segunda parte do jogo e o adversário, não teve oportunidades de golo e quando isso acontece, a equipa que mais ataca, só pode conseguir os seus intentos. O resultado passou de 1-3 para 2-3 e já no período dos descontos o 3-3 com sabor a vitória. Não vou fazer referências individuais mais uma vez, mas seria injusto não premiar o jogador Brito, pelo compromisso que tem para com o grupo e foi ele o autor do ultimo golo da equipa. Por vezes o futebol tem muita injustiça, mas esta é de uma tremenda justiça. O jogador Brito sentiu isso no final do jogo e ficou claro que o futebol premeia os persistentes ........

Muitos cumprimentos,
Fernando Monteiro

0 comentários:

Enviar um comentário